No dia 06 de dezembro de 2016, a comunidade japonesa de Dourados, a 228 quilômetros de Campo Grande, recebeu uma triste noticia, o falecimento de Yoko Terui,77 anos, mais conhecida como  “Sensei”.

Yuko nasceu em Hokkaido, no Japão, no dia 20 de março de 1940, na década seguinte ela imigrou para o Brasil, fixando residência e constituído família em Dourados. A cultura do Japão nunca foi esquecida, procurou manter as tradições, principalmente a dança, ensinando aos descendentes das novas gerações cada passo e gesto do Odori, dança típica da cultura japonesa.

Conhecida como “sensei de Dourados”, Yoko ensinou as danças típicas do Japão para os adultos, crianças e até mesmo aos idosos. Tanta dedicação resultou em reconhecimento também em São Paulo, Presidente Prudente, Marília, Lins e Dracena.

A dor da perda foi sentida por todos, principalmente daqueles mais próximos como Miyuki Ono, que foi auxiliar da “sensei”  e conviveu por 31 anos ao lado de Yukon.Segundo Miyuki,  Tanta convivência e aprendizado tem como resultado aprendizado e gratidão. “Tudo que eu sei sobre a dança e como pessoa, é graças a ela. É muita gratidão que eu sinto por ela”.

“Yukon Sensei” ou “Sensei de Dourados”, partiu mas deixou na história da comunidade nikkey de Dourados e do Estado o seu legado, seus ensinamentos a nova geração, que jamais será esquecida.