Sushi de frutas faz sucesso em cidade do Japão

Melancias, uvas e pêssegos estão substituindo o peixe cru em um sushi bar na cidade conhecida como o “reino de frutas.”

25-set-Sushi-de-frutas-1O sushi de frutas foi criado por Akio Chikatani, 49, um chef da segunda geração do Chikara Zushi em Kinokawa (Wakayama), onde as frutas são responsáveis ​​por cerca de 70 por cento do valor da produção agrícola.

Kinokawa lidera todos os municípios japoneses em ganhos com figos e laranjas do tipo “hassaku”, e cultiva um tipo de pêssego vendido sob a marca “Arakawa no Momo”.

A cidade, que colhe todas as variedades de frutas com exceção de bananas e abacaxis, ajudou a criar um grupo de estudo chamado Fruits Tourism Kenkyukai para conceber formas de usar frutas famosas da área para atrair turistas.

Quando Chikatani participou de uma reunião do grupo, em setembro de 2014, ele foi abordado por Tomoko Noguchi, que trabalha para revigorar cidades em todo o Japão. Noguchi, sugeriu que Chikatani combinasse frutas com o sushi.

Inicialmente Chikatani ficou receoso em assumir uma ideia tão incomum, mas decidiu criar três tipo de sushi de frutas: o “gunkan-maki,” arroz enrolado em alga finalizado com uvas e ovas de salmão; o “Hosomaki” um fino rolinho contendo caqui japonês e umeboshi e outro hosomaki contendo figo e folha de shiso.

No dia seguinte, Noguchi experimentou as novas misturas e ficou impressionada. Posteriormente, Chikatani incluiu os novos sushis em seu cardápio, a título experimental, no outono. O projeto sazonal foi bem sucedido.

O número de pessoas que vieram experimentar os novos sushis aumentou e Chikatani decidiu torná-los uma opção permanente no cardápio.

 

 

Fonte e imagem: Asahi