Personalidades nipônicas de Campo Grande são homenageadas por vereadores em Sessão Solene

A noite desta quarta-feira (1/7) foi marcada por homenagens às personalidades nipônica de Campo Grande (MS). A Câmara dos Vereadores realizou a Sessão Solene em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa, instituída pela Lei de nº 3.342/1997, de autoria do ex-vereador nikkey Haguemo Tomonaga (In memorian).

Com decoração típica japonesa, com sakuras, chouchin (luminária japonesa) e ikebanas, a sessão foi aberta com a apresentação do grupo infantil de dança Sakura (AECNB), em seguida foi aberta a palavra livre para os presidentes das Associações Nipo Brasileira e Okinawa.

“Fico agradecido pela Câmara proporcionar essa homenagem aos descendentes de japoneses”, disse Acelino Nakasato, presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira.

Para o presidente da Associação Okinawa de Campo Grande, Nilton Shirado, as homenagens são importantes para o prestigio da comunidade. “É uma honra para todos da comunidade”, disse.

“Ser homenageado é agradecer aos nossos antepassados por terem deixado sua terra natal para construir uma nova história em Mato Grosso do Sul. Aqui, encontramos um lugar propício para que cada um desenvolvesse seu trabalho e colaborasse com o crescimento da sociedade como um todo”, discursou Midori Miguita, que falou em nome dos homenageados.

No total foram 47 condecorados pelos relevantes serviços prestados à comunidade. A Sessão foi presidida pelo vereador nikkey Edson Shimabukuro (PTB) e secretariada pelo vereador João Rocha (PSDB).

“Esse povo lutador é um exemplo para o cidadão campo-grandense e sul-mato-grossense. Num momento tão difícil que vivemos, esse exemplo faz com que a gente não desista e se dedique com unhas e dentes para superar a crise que estamos passando e, tenho certeza, venceremos”, discursou o vereador Engenheiro Edson Shimabukuro, que falou em nome dos demais parlamentares.

Os homenageados receberam a homenagem acompanhados de Gabrielle Yumi, que vai representar Mato Grosso do Sul este mês de julho na competição nacional do Miss Nikkey Brasil, em São Paulo.

Confira a lista de homenageados e a galeria de fotos:

Fotos: Isaías Medeiros /Rafael Gaijim /Silvio Mori

 Pedro Katsuhiko Kuroishi
 Priscila Maier Teruia
 Tomiko Otsuka
 Maria Cristina Adania
 Elio Niyoji Hattori
 Sidnei Iano Shiroma
Claudio Sussumu Oikawa
 Nelson Yoshikazu Sano
Nilton Kiyoshi Kurachi
 Eliane Nichikuma
 Lucio Shigueo Idie
 Antonio Yosimitio Oshiro
 Hatsué Shiroma
 Amélia Iemico Tamasiro
 Ana Yiniko Kojima
 Seioki Uehara
 Midori Miguita
 Toshio Higa
 Tetsuko Yoshikawa Adachi
 Tie Ueno
Jorge Azato
 Kendi Watanabe
Rubens Kenitinakaya
 Marcio Augusto Oshiro
 Mauro Yoshike Ishibashi
 Massato Kiemo
 Marcelo Massayuki Isume
 Luiza Tibana
Márcia Arakaki
Masako Matsunaga Watanabe
Masaji Aoto
Joaninha Asato
 Rosita Taira
 Luiza Miyashiro
Neusa Shiroma Onça
Luiz Kenko Goya
Seiki Miiji
 Luiza Matsusita
 Elza Kazue Aratami Marinho
Claudio Massao Sakamoto
 Eduardo Kanashiro
 Kelly Yury Komiyama Medeiros
 Nelson Kian
 Felix Okida
 Wilson Mitsuyosi Arakaki
 Helio Hiroshi Gonda
 Fumika Y. Gonda
[fancygallery id=”1″ album=”1″]