Números de infectados no Japão aumentam a cada dia

Tóquio lidera com o maior número de infectados e um aumento diário a frente de outras cidades

Silvio Mori com informações da NHK


O Japão registrou nesta segunda-feira (30), 1.896 infectados pelo coronavírus no Japão. Os dados foram divulgados pelos governos locais e pelo Ministério da Saúde. Deste total, 14 pessoas que retornaram da província de Hubei, na China, em voos fretados. 

Tóquio registra o maior número de infectados em um único dia

As autoridades de saúde japonesas dizem que mais de 80 pessoas foram infectadas com o coronavírus no domingo até agora, elevando o total do Japão para mais de 1.800.

Um sistema de baixa pressão e uma massa de ar frio trouxeram neve fora de época a Tóquio no domingo. A neve e o pedido da governadora para que  as pessoas ficassem em casa no fim de semana, para prevenir das infecções foram os motivos de poucas pessoas nas ruas. 

Dos novos casos encontrados no domingo, 68 estavam na capital. Este é o maior número diário de infecções relatadas pelas autoridades locais.

Entre os novos casos, 58 estavam em uma instalação para deficientes na província de Chiba, perto de Tóquio, no sábado. O governador da prefeitura descreve a situação como grave.

O distrito de entretenimento de Kabukicho, em Tóquio, costuma ser animado à noite, mas no sábado estava quase deserto depois que os cinemas e as salas de karaokê fecharam. Alguns restaurantes estavam abertos, mas seus gerentes dizem que os negócios sofreram um grande golpe.

Além de Tóquio, medidas semelhantes estão em andamento. Na província de Fukuoka, o governador pediu que as pessoas se abstivessem de sair neste fim de semana, a menos que seja absolutamente necessário. Seis casos foram confirmados recentemente em Fukuoka no sábado.

 

Números desta segunda-feira 30/3

Por prefeitura, existem 430 casos em Tóquio, 208 em Osaka, 175 em Hokkaido, 167 em Aichi, 158 em Chiba e 133 em Hyogo.

O total geral do país agora é de 2.608, incluindo 712 casos do navio de cruzeiro Diamond Princess.

O Ministério da Saúde diz que 67 pessoas morreram, incluindo 10 que estavam no navio de cruzeiro.

Diz que 65 pessoas, incluindo nove da Diamond Princess, estavam em estado grave na sexta-feira.

Um total de 975 pessoas, incluindo 372 infectadas no Japão e 603 do navio de cruzeiro, se recuperaram e deixaram o hospital a partir de sexta-feira.