Marcelo Shiguematsu é o novo presidente da ACB

Campo Grande (MS) – A Associação Campo-grandense de Beisebol (ACB) empossou no começo deste mês o novo presidente da entidade, Marcelo Teruo Shiguematsu. Eleito por unanimidade em chapa única pelos 35 membros presentes na Assembleia, realizada em novembro de 2020.

Farmacêutico Bioquímico, formado pela Universidade Federal de Alfenas (MG), Shiguematsu faz parte da ACB desde 2002, indicado pelo ex-presidente Ademar Matsuda.

Marcelo Shiguematsu com o ex-presidente Mauro Sakai. (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo o novo presidente, há muitos desafios pela frente, principalmente tornar a ACB conhecida pelo campo-grandense, além de melhorar a infraestrutura – fomentar categorias de base do Beisebol e Softbol e aumentar a participação do Gatebol. Shiguematsu avalia a ACB com grande entusiasmo, pela sua história e valores para a sociedade.

“Uma grande família de associados que a mais de 50 anos proporciona valores a sociedade campo-grandense não só no beisebol, mas no ensino, em disciplina e coragem para enfrentar desafios”, disse.

A entidade com foco no esporte, possui jogadores que frequentam diversas categorias de seleção brasileira nos representando nas principais competições mundiais. A Associação está aberta para quem interessar, conforme convite feito pelo novo presidente.

“A ACB é uma instituição de portas abertas a todos que se interessam por esportes, convido a todos a conhecerem o Beisebol, Softbol e Gatebol, que são de origens estrangeiras, mas de coração puramente brasileiros, realizamos eventos para continuar no esporte e oferecer gratuitamente a crianças treinamentos com professores especializados”, destacou..

Associação Campo-grandense de Beisebol

O histórico da Associação Campograndense de Beisebol se inicia em meados de 1948, através de apreciadores do beisebol, os simpatizantes desse esporte se reuniam para treinar e disputar partidas no pátio da escola da Colônia Mata do Ceroula, distante 10 km de Campo Grande indo em direção a Rochedinho. Porém a primeira partida oficial ocorreu em 1954, entre a equipe dos missionários redentoristas da Igreja do Perpétuo Socorro e a equipe formada por membros da colônia nipo-brasileira da região. O jogo foi realizado na praça da Colônia Bandeira, onde atualmente fica a Vila Jacy, fruto do esforço do presidente da Associação Japonesa da Colônia Bandeira.

Mais tarde em 1955, era formada a equipe da Associação dos Jovens (Seinenkai) de Campo Grande, as partidas de beisebol se davam no hipódromo da cidade, atual Parque de Exposições Laucídio Coelho. Esse time de jovens disputava freqüentes partidas em Dourados, Rio Negro e na Colônia Yamato, Mata do Ceroula, Hinode e Jamic. Porém não havia nada de formal. Somente jovens que se reuniam em amor ao beisebol.

Em meados de 1960, era formada a associação de apoio ao beisebol, formado por entusiastas e apreciadores, cujo primeiro presidente eleito foi Ikuo Gonda. Nascia a primeira formalidade para o embrião da formação da futura associação.

Em 1961, realizava-se o primeiro campeonato de beisebol de Mato Grosso. E como ainda não possuíam local exclusivo para o treinamento da modalidade, em 1971, começaram os estudos visando a aquisição de local para a construção de um campo de beisebol. Um grande apoiador do Esporte foi Tokuei Nakao, que doou um terreno de 1,5 hectare para ser utilizado como campo de beisebol.

Em abril de 1982, por ocasião do campeonato brasileiro do esporte, foi criada uma equipe local, e assim se formava a Associação Campograndense de Beisebol. Com isso foi se fomentando a construção de uma sede Social que ocorreu no ano de 1984.

A ACB dispõe atualmente de 03 (três) campos de beisebol , campos de gueitebol onde ocorrem diversas competições estaduais e nacionais visando o engrandecimento do esporte como um todo. Somos com orgulho uma associação esportiva que se iniciou com o Beisebol, posteriormente foram anexadas também ao rol desportivo as modalidades de softbol e gueitebol. Acreditamos que através de práticas desportivas buscamos a formação do indivíduo, para melhor entrosamento com a sociedade. 

Jogadores da ACB
Shiguematsu é membro da ACB desde 2002, sempre atuante nos jogos e promoções da entidade.

 

ACB conta também com time feminino.
Entidade tem história no Beisebol, Softbol e Gatebol em Mato Grosso do Sul e no Brasil.
Um dos desafios do novo presidente, fortalecer o time de base 2021.