Jogos Olímpicos: Estádio principal de Tóquio 2020 já está 40% concluído

TÓQUIO – Faltando dois anos até os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Conselho do Esporte do Japão abriu a construção do principal estádio para a imprensa e revelou uma estrutura quase completa.

O estádio, localizado no bairro central de Shinjuku, em Tóquio, está cerca de 40% completo, com a construção “indo bem” de acordo com o JSC. A construção do estádio começou em dezembro de 2016 e agora está entrando na segunda metade do prazo previsto de 36 meses.

Espera-se que os custos atinjam cerca de 150 bilhões de ienes (cerca de US $ 1,3 bilhão) para construir o local de 68.000 assentos, que poderá acomodar cerca de 80.000 pessoas com assento temporário.

Após a conclusão em novembro próximo, o local se tornará o novo Estádio Nacional e substituirá oficialmente o antigo estádio usado para as Olimpíadas de 1964 em Tóquio. Ele sediará as cerimônias de abertura e encerramento, bem como eventos esportivos e jogos de futebol.

Um dos espetáculos do estádio, projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, é um telhado feito de madeira japonesa.

Previsto para ser concluído em maio próximo, ele cobrirá o assento do espectador e é considerado o aspecto mais difícil da construção. Cerca de 60 metros do telhado na parte superior do lado leste do assento foi concluído até agora.

A fim de mitigar as condições úmidas durante os meses de verão do país, o estádio foi projetado para permitir a passagem do vento de fora e terá cerca de 180 ventiladores. Dispositivos que borrifam uma névoa fria também serão instalados sobre os portões de entrada.

O projeto do estádio foi envolto de controvérsia em seus estágios iniciais. As obras começaram cerca de 14 meses depois do planejado, depois que o projeto original da falecida arquiteta iraquiana e britânica Zaha Hadid foi descartado após protestos públicos sobre o custo crescente.

O novo Estádio Nacional também deveria sediar jogos durante a Copa do Mundo de Rugby de 2019 no Japão, incluindo a final, mas a demora tornou isso impossível. O Estádio Ajinomoto de Tóquio agora sediará jogos da Copa do Mundo de Rugby, com a final sendo encenada em Yokohama.

 

Fonte: IPC Digital