Imperador do Japão prepara celebração que reunirá realeza de toda Europa

O Japão está em contagem decrescente para os festejos da entronização do novo imperador. Naruhito e Masako do Japão estão nos últimos preparativos para as celebrações marcadas para os próximos dias 22 e 23 de outubro, que contarão com a presença de mais de 2500 convidados, entre os quais várias figuras de relevo da realeza europeia.

A uma semana deste tradicional acontecimento nada é deixado ao acaso e o país já se encontra imerso em ensaios para que nada falhe. O dia 22 começa num dos três santuários do palácio Imperial, onde Naruhito anunciará a sua proclamação aos deuses e ancestrais da família.

Já a cerimónia da entronização propriamente dita vai decorrer no salão de Estado, onde estará o trono do Crisântemo, que pesa oito toneladas e mede seis metros e meio de altura, um elemento utilizado apenas no momento da coroação.

Durante o ato o imperador estará acompanhado pela mulher, a imperatriz Masako, e por Chefes de Estado e representantes de mais de 190 países. Vários foram os membros das famílias reais europeias que já confirmaram a sua presença nesta celebração, entre os quais o príncipe Carlos (que viajará em representação da rainha Isabel II), os reis Guilherme e Máxima da Holanda, Felipe VI Letizia de Espanha, Phillippe e Mathilde da Bélgica, Carlos Gustavo e a filha, a princesa Victoria, da Suécia, o Grão-duque Henri do Luxemburgo (que viaja sem a Grã-duquesa Maria Teresa, que se encontra a recuperar de uma operação ao joelho), os príncipes Frederico Mary da Dinamarca, o príncipe Haakon da Noruega e também os reis Jigme Khesar Namgyel e Jetsun, do Butão.

De recordar que o imperador Akihito, pai do novo imperador, é o primeiro a abdicar do lugar em mais de 200 anos.

Fonte:  Caras