Governo japonês aprova projeto de lei referente ao novo coronavírus

NHK 


O governo do Japão aprovou um projeto de lei que permite ao primeiro-ministro declarar um estado de emergência devido ao novo coronavírus caso necessário.

O projeto de lei, aprovado em uma reunião do Gabinete na terça-feira (10), revisa uma lei aprovada em 2012 para combater um novo tipo de gripe influenza e de outras doenças infecciosas.

A revisão irá estender a cobertura da legislação existente para abarcar o novo coronavírus por até dois anos. O governo declarou que precisa tomar passos abrangentes para dar fim à propagação do vírus o quanto antes.

O projeto irá permitir que o premiê declare um estado de emergência caso uma disseminação rápida e em todo o país impacte seriamente a vida das pessoas e a economia. O primeiro-ministro irá especificar áreas e o período de tempo que as medidas especiais irão vigorar.

Na quarta-feira, a Câmara Baixa do Parlamento irá dar início a deliberações quanto ao projeto de lei. Acredita-se que ele seja aprovado na sexta-feira. O governo, por sua vez, espera colocá-lo em vigor no sábado.