Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul terá atrações para todos os públicos

_LOGOMARCA_20OFICIAL_200100Exposição de artes plásticas, cinema, música, teatro, negócios, palestras com escritores do Brasil e de outros países serão das atividades oferecidas pela feira

Campo Grande será palco de todos os estilos literários, de todos os lugares, de todas as águas, essa é a proposta da FLIMS (Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul), que acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, no Armazém Cultural, região central e histórica da Capital.

A programação da FLIMS irá reunir um leque enorme de artistas locais, nacionais e internacionais, responsáveis por rechear os quatro dias de evento com palestras, atividades e inúmeras performances culturais. Serão escritores e poetas de 30 países diferentes, mais de 50 convidados especiais, sendo 34 palestrantes internacionais e 17 nacionais.

De acordo com a coordenadora geral da FLIMS, Delasnieve Daspet, o evento foi idealizado para mudar o tradicional modo de fazer feiras literárias. “Bem mais que um espaço para apresentar escritores e vender livros, a FLIMS será um encontro de culturas, manifestações artísticas e linguagens”, explicou.

Com uma programação bem ampla, a feira terá espaço para todos. Para o público infantil será oferecido aFlimisinha, painel dedicado à literatura infantil, que traz a novidade do uso da tecnologia. O mundo em 3D de livros e jogos (computadores, e-reads, e-books, tablets e softwares), aparece como meio para preservação ambiental e de renovação do imaginário lúdico das crianças. Paralelo a esse painel, será disponibilizado também um polo voltado ao público infanto-juvenil, com o intuito aproximar os adolescentes da nova safra de escritores brasileiros e internacionais.

Mas a tecnologia não entra em cena apenas no Flimisinha. A relação entre o mundo digital e a literatura é especialmente ambientado no FlimsDigital, onde o público poderá pedir autógrafos, ter contato com escritores, e participar de atividades interativas a partir do site (em construção), além de se divertir com jogos, maratonas digitais e muito mais.

A Feira também terá na sua programação um painel sobre a inclusão social, o FlimsIN, em que haverá exposição e lançamentos de livros em Braille e áudio livros; softwares e plataformas para leitura online de pessoas portadoras de deficiência, e conferências de entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos.

O comprometimento com as causas sociais influenciou outros dois painéis. No EcoFlims, a literatura será discutida a partir do viés da ecologia, passando pela consciência ambiental e o desenvolvimento sustentável. Já na FLIMS Peace, serão realizadas palestras e atividades voltadas para promoção da paz, usando a literatura como fonte de inspiração na construção de um projeto de harmonia global.

Outra novidade da FLIMS é a rodada de negócios realizada pela FlimsBusiness. Neste espaço, a FLIMSacolherá conferências sobre empreendedorismo e cultura, além de abrir um diálogo entre empresários, profissionais liberais e poder público, do Brasil e exterior, que procuram fazer negócios. Para a FlimsBusinessestão confirmadas três missões internacionais: Irã, Geórgia e Paraguai. Cada país enviará uma comitiva com representantes do poder público, artistas e escritores.

A programação do evento conta ainda com o painel FLIMS ARTES, responsável pelas mostra de cinema, artes plástica, teatro e artesanato, Museu Literário, dedicado exclusivamente aos livros raros, além do FLIMS Polosque abrigará o  Circuito Gastronômico – para quem curte literatura e gastronomia; Polo de Animação com shows, recitais e café literário; Polo da Educação, reservado para exposição de trabalhos literários, especialmente livros e de outras artes, dos alunos da rede de ensino público e particular do Mato Grosso do Sul; e o espaço Arquitetura para Livro e Leitura, onde serão apresentadas soluções ergonômicas para bibliotecas e salas de leitura.

SERVIÇO – A FLIMS acontece de nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, no Armazém Cultural, localizado na av. Calógeras, 3025, Centro. A entrada é franca. Informações pelo telefone: (67) 3028-3988.

Fonte: Assessoria