Entrevista: Dafne Guenka

O Cultura Nikkey abre espaço para os candidatos nikkeys expor seus projetos e se apresentarem à comunidade nipo-brasileira de Campo Grande. No total, seis perguntas foram enviadas para os 13 candidatos ao cargo de vereador, com prazo de cinco dias para as respostas após o envio. O questionário é igual para todos os entrevistados e as respostas serão postadas conforme a ordem de recebimento enviadas para a redação.

Nossa sexta entrevistada é a candidata Dafne Guenka do Partido Verde.

1. Quem é Dafne Guenka?

Dafne Guenka, 33 anos, natural de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. Advogada, pós-graduada em Ciências Penais, Direito do Estado e Relações Públicas. Atualmente, curso Administração Pública na UFMS.

2. Por que decidiu se candidatar?

Decidi lançar-me candidata porque gosto de política e é sonho atuar numa Casa de Leis. Tenho enorme prazer na discussão de ideias, elaboração de projetos e fiscalização da execução dos serviços públicos. Sempre gostei do público, da ideia de bem comum. Trabalhei por cerca de dez anos na Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul. Percorri áreas diferentes. Iniciei com Direito Criminal, segui para Direito Público e Direito Administrativo, atuando com contratos e licitações e auxiliando em concurso público. Também tive a oportunidade de assessorar em competências de Fazenda Pública Residual, Direitos Difusos e Coletivos, Direito à Saúde, Pessoas com Deficiência e Pessoas Idosas.

3.Qual o grau de descendência?

Sou yonsei. Neta de Maurício Guenka, bisneta de Guenka Kosuke.

4. Qual a sua ligação com a comunidade nipônica de Campo Grande?

A minha ligaçãocom a comunidade nipônica é mais histórica, pela linhagem familiar. Prestigio alguns eventos, mas ainda não tenho engajamento direto e frequente.

5. O que os descendentes podem esperar de você, caso seja eleito vereador em nossa Capital?

Os descendentes podem esperar de mim seriedade e honradez no exercício do mandato. Nada mudará do que já sou. Apenas estarei pelos eleitores investida numa autoridade que detém atribuições para oferecer a oportunidade de base legislativa local para mudança a uma coletividade, bem como para fiscalizar o cumprimento das leis em vigor. Tenho dez frentes de campanha. Dentre elas, destaco as propostas de educação financeira, empreendedorismo jovem e meio ambiente sustentável. A nossa juventude precisa de boas referências e aprender com a cultura oriental, inclusive a ter disciplina e a zelar pelo meio ambiente. A clareza de conceitos e a consolidação de valores é muito importante para definição dos diferentes papeis que desempenham na família e na comunidade, para que não se percam no caminho da vida adulta. Trabalharemos juntos para fomentar ideias saudáveis, econômicas e criativas, maximizando possibilidades.

6.De um modo geral, qual ou quais plataformas pretende trabalhar?

Trabalho minha campanha em plataformas digitais. Estou nas redes sociais facebook   (/dafne.guenka.001) e instagram (@dafneguenkaoficial). Por acreditar que a representatividade efetiva só é alcançada com o compromisso e participação da população, faço duas lives diárias, todos os dias da semana, para que os eleitores conheçam um pouco mais de mim e das minhas propostas, bem como para que apresentem suas necessidades, anseios, dúvidas e sugestões.