Representante japonês lembrou as comemorações de 120 anos de relações diplomáticas entre os dois países

350Representantes do Japão citaram na quinta-feira, em Curitiba, o interesse de novas empresas daquele país se instalarem no Paraná.
O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros recebeu o diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yasushi Takase, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e o cônsul Takahiro Iwato.
No encontro, Takase falou sobre investimentos japoneses no Estado e também sobre os eventos de comemoração dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
O representante do governo japonês mencionou a vinda de novas empresas do país para o Paraná. “Empresários japoneses têm interesse em trazer mais investimentos para o Estado”. Ele afirmou que aquelas que já estão instaladas aqui repassam para seus conterrâneos a experiência muito positivo que têm no Estado.
O secretário Silvio Barros ressaltou o trabalho realizado pela Agência Paraná Desenvolvimento. “O presidente da agência recepcionou uma comitiva de empresários em março, aqui no Paraná, e logo em seguida foi para o Japão aprofundar esses contatos”, afirmou.
Barros também destacou os diferenciais competitivos do Estado, como o Porto de Paranaguá, o segundo maior do país e que influencia positivamente na logística das empresas.
“Grandes empresas veem o Paraná com bons olhos porque não estamos na zona da crise hídrica e somos o maior exportador de energia do Brasil”, complementou.
COMEMORAÇÕES
O diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês lembrou as comemorações de 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, realizadas neste ano.
Yasushi Takase destacou que está em planejamento a vinda da família imperial japonesa para o Brasil, ainda em 2015. “Caso a visita seja confirmada, gostaríamos que eles viessem ao Paraná, passando por Curitiba e por Maringá”, disse.
Takase lembrou ainda que o secretário Silvio Barros, quando era prefeito de Maringá, recepcionou o príncipe herdeiro do Japão.
Barros afirmou que será uma honra recebê-los no Estado. “Vamos nos empenhar para que isso aconteça”, afirmou. Caso a visita se confirme, o secretário afirmou que a programação será feita em conjunto com o consulado e adequada da melhor forma para a família imperial.
Foto: Divulgação Sec.Planejamento
Secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros recebeu o diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yasushi Takase