Empresas japonesas têm interesse em se instalar no Paraná, diz autoridade

Representante japonês lembrou as comemorações de 120 anos de relações diplomáticas entre os dois países

350Representantes do Japão citaram na quinta-feira, em Curitiba, o interesse de novas empresas daquele país se instalarem no Paraná.
O secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros recebeu o diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yasushi Takase, o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e o cônsul Takahiro Iwato.
No encontro, Takase falou sobre investimentos japoneses no Estado e também sobre os eventos de comemoração dos 120 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.
O representante do governo japonês mencionou a vinda de novas empresas do país para o Paraná. “Empresários japoneses têm interesse em trazer mais investimentos para o Estado”. Ele afirmou que aquelas que já estão instaladas aqui repassam para seus conterrâneos a experiência muito positivo que têm no Estado.
O secretário Silvio Barros ressaltou o trabalho realizado pela Agência Paraná Desenvolvimento. “O presidente da agência recepcionou uma comitiva de empresários em março, aqui no Paraná, e logo em seguida foi para o Japão aprofundar esses contatos”, afirmou.
Barros também destacou os diferenciais competitivos do Estado, como o Porto de Paranaguá, o segundo maior do país e que influencia positivamente na logística das empresas.
“Grandes empresas veem o Paraná com bons olhos porque não estamos na zona da crise hídrica e somos o maior exportador de energia do Brasil”, complementou.
COMEMORAÇÕES
O diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros japonês lembrou as comemorações de 120 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão, realizadas neste ano.
Yasushi Takase destacou que está em planejamento a vinda da família imperial japonesa para o Brasil, ainda em 2015. “Caso a visita seja confirmada, gostaríamos que eles viessem ao Paraná, passando por Curitiba e por Maringá”, disse.
Takase lembrou ainda que o secretário Silvio Barros, quando era prefeito de Maringá, recepcionou o príncipe herdeiro do Japão.
Barros afirmou que será uma honra recebê-los no Estado. “Vamos nos empenhar para que isso aconteça”, afirmou. Caso a visita se confirme, o secretário afirmou que a programação será feita em conjunto com o consulado e adequada da melhor forma para a família imperial.
Foto: Divulgação Sec.Planejamento
Secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Silvio Barros recebeu o diretor-geral do Departamento da América Latina do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, Yasushi Takase