Cultura pop japonesa é tema de palestras em ciclo de encontro na cidade de São Paulo

ArashiJPopArashi, Exilir, AKB48, X Japan. Essas bandas jovens da música japonesa foram destaque na última edição do Kohaku Utagassen, da NHK, e foram responsáveis pela maior audiência do programa.
Qual o segredo? Isso é o que deve ser desvendado na primeira palestra de cultura pop japonesa promovido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
A partir de hoje e nos dias 18 e 22, em São Paulo, especialistas convidados irão abordar temas que permitem a reflexão e a discussão sobre a difusão cultural japonesa entre os jovens brasileiros.
A boy band Arashi, por exemplo, líder de venda de CD no ano passado (mais de 30 milhões), tem fãs brasileiros, com direito a páginas dedicadas em redes sociais.
Sobre essa recepção, Krystal Cortez, doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, fala hoje, às 19h30, sobre “Música pop japonesa”, com a doutora em Ciências da Comunicação e especialista no assunto Sonia M. Bibe Lyuten.
Já na próxima segunda-feira, no mesmo horário, o tema é “Mangá e animê”.
Por fim, encerrando o ciclo de palestras, Alexandre Uehara, doutor em Ciência Política, fala no dia 22, das 19h30 às 21h30, sobre “Cool Japan e soft power”.
Mais informações pelo tel: (11) 3254-5600.