Campo Grande (MS): Mais uma vez a Capital com a terceira comunidade nipônica do Brasil não consegue eleger um vereador nikkey

Redação


No total 12 candidatos, com descendência ou alguma ligação nipônica concorreram a uma vaga na Câmara de Vereadores de Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul.

Mais uma vez, nenhum deles foi eleito e a comunidade nikkey (Terceira do Brasil) ficou sem representante no legislativo municipal.

A luta por representatividade através de um vereador nikkey tem história em Campo Grande, mas vem travando uma dura batalha nos últimos anos para eleger um nome que possa  ocupar uma das 29 cadeiras na Câmara Municipal.

O poder executivo da cidade já contou com três vereadores nikkeys em uma única legislatura e em sua história sempre houve um representante da comunidade japonesa entre os vereadores, o último foi Edson Shimabukuro (2012-2016).

Em 2016, foram seis candidatos nikkeys e nenhum foi eleito, tendo apenas Silvio Mori como primeiro suplente pelo Podemos. Neste ano, com 13 candidatos nenhum alcançou a primeira suplência, enterrando de vez a esperança de ter um vereador nikkey de volta a Casa de Leis da Capital.

Os resultados geraram depoimentos de membros da comunidade, enfatizando a falta de união em torno de um nome nikkey na disputa de uma vaga na Câmara dos Vereadores de Campo Grande. 

“Infelizmente não elegemos um Nikkei muito triste isso”, disse um membro da comunidade.

Outro concordou dizendo: “Triste”.

 

Um outro membro da comunidade enfatizou a falta de união e o grande número de candidatos: “Não temos união e tantos votos divididos ….” 

 

A falta de união foi também destacado por outro membro da comunidade japonesa de Campo Grande: “É fato que enquanto não houver união e consenso no candidato sempre acontecerá isso. Há tempos venho falando”.

 

O jornalista Silvio Mori, que ficou como primeiro suplente em 2016 e terceiro suplente de deputado estadual em 2018, também destacou o grande número de candidatos e a falta de união. “Não fazem uma pesquisa interna antes para saber quem está despontando. E aceitam convites de partidos que só querem usar a comunidade”, disse.

 

Veja os números de votos de cada Candidato: 

 

Dr. marcos Tiguman – 1.609

Arthur koga – 1.437

Sakai – 1363

Rodrigo Hata – 311

Cel. Julio Komiyama – 302

Letícia Aratani – 215

Ceila Arakaki – 201

Dafne Genka – 145

Odilon Nacasato – 132

Glauco Aurélio Morimatsu do Nascimento – 34

Nello Katsumata Fonseca – 18

Mariana Takimoto 4

*Juliana Barbosa Lima e Santos Tomiyama – Não concorreu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.