Brasil e Japão discutem parceria visando desenvolver indústria naval

Brasília – Os governos no Brasil e do Japão realizaram na semana passada, em Brasília, uma audiência para discutir uma parceria que visa o desenvolvimento da indústria naval no país sul-americano.
“No Brasil, estamos em uma curva de aprendizagem visando alcançar o nível da produtividade da indústria naval japonesa. Temos um longo caminho a percorrer que deve ser trilhado em parceria com o Japão”, disse hoje o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto, ao embaixador japonês no Brasil, Kunio Umeda.

“O ressurgimento da indústria naval brasileira conta com esta parceria não apenas porque as empresas japonesas estão presentes em nosso país de longa data, mas também por reconhecer a competência do Japão no setor naval”, acrescentou o ministro.

Atualmente, Brasil e Japão mantêm colaboração para capacitar quarenta profissionais brasileiros com técnicos navais japoneses. Além disso, o MDIC e o Ministério de Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo japonês estabeleceram entendimento para troca de informações sobre políticas e regulamentações relacionadas à tecnologia naval de plataformas, navios e sistemas de transporte marítimo.

O memorando entre os dois Ministérios, firmado em 2012, prevê ainda a colaboração, no prazo de cinco anos, para a realização de atividades entre agências governamentais, institutos de pesquisa e empresas privadas do setor de ambos os países.

 

Fonte: Alternativa.JP
Foto: Banco de imagens