Biblioteca da Fundação Japão recebe eventos culturais gratuitos sobre Jogos Olímpicos

A Fundação Japão promove até 28 de março uma série de atividades culturais em sua biblioteca voltadas aos Jogos Olímpicos que acontecem, este ano, com sede em Tóquio. A Biblioteca da Fundação Japão está localizada na Avenida Paulista, é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Os eventos incluem uma exposição dos trabalhos finalistas do tradicional Concurso de Desenhos realizado anualmente pela instituição entre alunos que estudam a língua japonesa nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. Participa da exposição a grande vencedora deste ano, que foi a ilustração intitulada “A Grande Onda” (Surf), da aluna Liliane Caroline Silva, de 18 anos, estudante da Escola Estadual Plínio Negrão, em São Paulo.

Além da exposição, serão realizadas diversas atividades paralelas, que incluem palestras e um workshop de mangá.

A biblioteca está aberta de terça a sexta-feira, das 10h30 às 19h30, e aos sábados, das 9h às 17h.

 

Confira a programação (Algumas atividades possuem vagas limitadas e necessitam que sejam retiradas senhas)

 

Palestras

 

Judô: A origem e

trajetória olímpica

A primeira atividade da programação será a palestra do professor de judô, Fernando Ikeda, mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte – USP, coordenador do departamento de oficiais técnicos da Federação Paulista de Judô e membro do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Judô. Em 8 de fevereiro, ele fará um resgate histórico da ligação do judô com os jogos olímpicos, apresentando o cenário atual do esporte, principalmente no Brasil, e discutindo a participação e a preparação dos atletas brasileiros para os próximos Jogos Olímpicos.

 

O karatê além da inclusão: o para-karate

Oscar Garcia Braga Neto é para-atleta de karatê, faixa preta, 1º dan, medalhista paulista de 2018 e 2019 e vice-campeão brasileiro de 2019. Em sua palestra, “O caratê além da inclusão: o para-karate”, no dia 15 de fevereiro, o atleta, que é coordenador geral do departamento de para-karate da Federação Paulista de Karate, apresentará a estrutura das federações no Brasil e no mundo, as categorias existentes e traçará um paralelo da relação entre para-caratê e os Jogos Olímpicos. Oscar também trará um pouco de sua história pessoal, falando sobre o espírito da luta marcial e da contribuição do para-karate na vida de um para-atleta.

 

Brasileiros e japoneses na maratona dos Jogos Olímpicos – passado e presente

O jornalista Sérgio Rocha, que atua no segmento de corridas de rua desde 2007, atualmente é editor do canal de Youtube “Corrida no Ar”, apresentador do podcast “Corredores Sem Filtro” e autor do livro “100 Coisas que todo corredor deveria saber”, realizará a palestra “Os brasileiros e japoneses na maratona dos Jogos Olímpicos – passado e presente”, em 14 de março. Serão apresentados um histórico da participação brasileira, os atletas nesta edição, detalhes sobre o percurso de Sapporo, onde será realizada a maratona e, também, uma análise da participação da equipe japonesa ao longo das edições dos Jogos Olímpicos.

 

WORKSHOP

 

Manga: Movimentos

com expressões

No dia 29 de fevereiro, acontece o workhop “Manga: Movimentos com expressões”, ministrado pelo mangaka Fabio Shin, fundador da Escola de Mangá Japan Sunset. Primeiro professor de manga do bairro da Liberdade, em São Paulo, Fabio atua neste mercado desde 1996.

No workshop, Fabio promete provar que qualquer pessoa é capaz de desenhar, quebrando crenças limitantes, além de mostrar a magia do movimento expressivo, importantíssimo tanto nos manga, como nos esportes.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO BIBLIOTECA DA
FUNDAÇÃO JAPÃO – JOGOS OLÍMPICOS

“Judô: A origem e trajetória olímpica”

Data: 8 de fevereiro de 2020 (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

 

“Os brasileiros e japoneses na maratona dos Jogos Olímpicos – passado e presente”

Data: 14 de março de 2020 (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

 

“O caratê além da inclusão: o para-karate”

Data: 15 de fevereiro de 2020 (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

“Manga: Movimentos

com expressões”

Data: 29 de fevereiro de 2020 (sábado)

Horário: das 14h às 15h30

 

Classificação: para maiores de 12 anos

Local: Biblioteca da Fundação Japão em São Paulo (Endereço: Av. Paulista, 52, 3º andar, Bela Vista, São Paulo, SP)

Mais informações:

(11) 3141-0110

Ingresso: evento gratuito

*É necessário retirar senha no local (uma por pessoa), meia hora antes do evento