Band apresenta série de reportagens sobre a nova onda de imigração para o Japão

A Band TV apresentou recentemente uma série de reportagens sobre a nova onda de imigração dos brasileiros para o Japão. As reportagens são excelentes, bem produzidas, porém, mostra apenas um lado do que vem acontecendo atualmente.

Muitos descendentes de japoneses ou brasileiros casados com esses descendentes estão retornando ao Japão.  Mas, será que realmente tem empregos suficientes para tanta gente que está vindo? A reportagem destaca o envelhecimento da população japonesa, uma realidade, mas a população ainda está envelhecendo, ela não envelheceu. Muitos japoneses apesar da idade continuam ativos e no mercado de trabalho.

Demissões e falta de “zangyo”

As reportagens destacam o grande número de brasileiros que estão partindo para o Japão, mas não mostram a realidade atual. Empresas estão demitindo brasileiros e contratando asiáticos, que são mais baratos. Em algumas indústrias, o “zangyo” acabou, ou seja, as horas extras diminuíram.

Os anúncios de contratação imediata são chamativos, mas nem sempre são garantidos. É preciso pensar bem antes deixar o Brasil e atravessar o mundo, ter atenção nas ofertas que oferecem, e principalmente, não achar que tudo será uma maravilha.

Leia também:Japão: despesas domésticas aumentam no ritmo mais rápido em 4 anos