Atleta nikkey sul-mato-grossense representa o Brasil em campeonato de tênis de mesa e conquista pódio em todas as categorias

Foto: Divulgação

O sul-mato-grossense Rafael Watanabe trouxe alegria para os atletas do Tênis de Mesa e para comunidade japonesa de Mato Grosso do Sul. Watanabe fez parte da equipe brasileira que representou o Brasil no Campeonato Pan Nikkey realizado no último fim de semana no Chile.

O desempenho de Rafael nos torneios em 2017, resultou em sua convocação para fazer parte da equipe brasileira que participaria deste campeonato. O atleta mais uma vez mostrou seu potencial e conquistou pódios em todas as categorias possíveis, ouro em dupla masculina; ouro em equipe masculina, bronze em dupla mista e bronze no individual.

O estudante universitário Rafael Watanabe tem apenas 23 anos e começou a treinar tênis de mesa com apenas nove anos de idade. Atualmente os treinos são intensificados nas férias a faculdade, ele cursa educação física. As medalhas conquistadas neste campeonato tem dedicação especial para a mãe e aos amigos da nipo, local onde começou e está até hoje no Tênis de mesa.

Para Mário Márcio Soken, que joga há 25 anos, destes,16 atuando como técnico, ter um membro da equipe do estado fortalece o esporte em Mato Grosso do Sul.

“Rafael é uma referência atualmente no estado, um espelho para os mais jovens. Ter ele como atleta, fortalece o grupo todo, pois sempre peço o auxílio dele para treinar os mais iniciantes”, declarou.

Segundo o diretor do departamento de tênis de mesa da Associação Nipo de Campo Grande, Bruno Tamaciro, a participação de Rafael no Pan Nikkey foi uma honra para todos, que não mediram esforços para que o atleta pudesse participar deste campeonato.

“Nos movemos para levantar os recursos para que ele pudesse viajar até o Chile. A participação dele fortalece nossa equipe, mostra também que o nosso Tênis de Mesa é muito forte, e que temos grandes talentos no nível de Rafael Watanabe”, disse.