A vacinação contra o coronavírus será dada gratuitamente no Japão

Tokyo – Os moradores do Japão, com endereço fixo, receberão uma dose da vacina contra o novo coronavírus gratuitamente, de acordo com uma política do ministério da saúde aprovada na última sexta-feira (2) por seu painel consultivo, em uma tentativa de conter casos graves e fatais de infecção.

A política aborda a primeira dose para todos em meio à incerteza neste estágio sobre quantas vezes uma vacina precisaria ser administrada.

Se a apólice cobrirá residentes estrangeiros no Japão ainda não foi oficialmente determinado, disse um funcionário do ministério, oferecendo sua opinião pessoal de que seria natural incluí-los por causa da saúde pública.

O governo japonês está tentando garantir vacinas suficientes até o primeiro semestre de 2021 para administrar a todos os membros do público, tendo reservado um orçamento de 671,4 bilhões de ienes (US $ 6,4 bilhões).

Ela concordou com a farmacêutica britânica AstraZeneca Plc e a gigante farmacêutica norte-americana Pfizer Inc. em receber 120 milhões de doses da vacina de cada empresa quando desenvolvida com sucesso, e também está negociando com a firma americana Moderna Inc. por 40 milhões de doses ou mais.

No caso de uma vacinação causar efeitos colaterais graves, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar prevê que o estado, e não as empresas, indenize os pacientes e pague os danos por meio de uma revisão da lei em uma sessão de dieta extraordinária prevista para começar no final deste mês, disse.

Com informações Kyodo News