Em comemoração ao Dia dos Idosos (comemorado no Japão no dia 21 de setembro), o Consulado Geral do Japão em São Paulo busca pessoas com mais de 100 anos (nascidas até o dia 31 de março de 1916) de idade para a outorga do “Diploma de Honra ao Mérito para os idosos de 100 anos de idade” e entrega da peça comemorativa instituída pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aos japoneses residentes no exterior com idade acima de 100 anos.

Para pessoas residentes nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro a comunicação deve ser feita ao Departamento da Comunidade Nipo-Brasileira do Consulado até o dia 1º de junho. Residentes fora desta área de jurisdição consular devem entrar em contato com o Consulado de sua jurisdição.

Os interessados deve providenciar os seguintes documentos: cópia da identidade (RNE, ou cópia do passaporte japonês); nome, endereço, telefone, e-mail da família ou das pessoas de contato e correspondência (anexar comprovante de residência como contas de luz, água ou telefone); apresentação da cópia de Koseki Tohon (Registro Civil do Japão), cópia do passaporte. (poderá estar vencido) e/ou outros documentos para análise do nome (ideograma – kanji).

Mais informações podem ser obtidas no Departamento da Comunidade Nipo-Brasileira do Consulado Geral do Japão em São Paulo na Av. Paulista, 854 – 3º andar – Bela Vista (SP).

E-mail: cgjnb@sp.mofa.go.jp

Site: www.sp.br.emb-japan.go.jp

Tel.: (11)3254-0100 / Fax (11)3254-0110

 

Fonte: Portal Nikkey 

Foto: Luci Judice YIzima