Universidade Japonesa visita UEMS para firmar parceria

Uma comitiva da Universidade Nacional de Kochi (Japão), formada pelo reitor  Hiroshi Wakiguchi, o vice-reitor Narufumi Suganuma, o prefeito da cidade de Shimanto (Provícia de Kochi), Masahiro Nakahira, além de professores e adminsitradores da entidade japonesa estiveram nesta quarta-feira (9), na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Campo Grande.  O grupo veio a Mato Grosso do Sul para firmar convênio com instituições do estado ligadas a área de saúde.

Durante a visita, a comitiva conheceu as instalações dos laboratórios de medicina da UEMS de Campo Grande, assistiu também uam apresentação do curso de Medicina realizada pela coordenadora do curso, professora Tânia Biberg-Salum e pelos acadêmicos do curso. Os visitantes acompanharam também uma apresentação insittucional da UEMS e as ações de mobilidade realizada pelo assessor de Relações Internacionais e Mobilidade da UEMS, professor doutor Ruberval Franco Maciel.

Os representantes da Universidade japonesa demonstraram interesse em estabelecer um convênio de mobilidade entre os alunos e professores da UEMS e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). “Temos um convênio com a UFMS e a Uniderp desde 2012 e estamos interessados em estabelecer mais parcerias para os projetos que temos no Brasil”, comentou o reitor da Universidade de Kochi, Hiroshi Wakiguchi.

O vice-reitor da UFGD, Márcio Eduardo de Barros apresentou o potencial da Universidade destacando as linhas de pesquisa em saúde. “Temos doutorado e mestrado na UFGD que são na área de saúde, com linhas de pesquisas em ervas medicinais, que interessa muito esse grupo”, explicou Márcio.

A recepção na UEMS contou com a participação da comunidade japonesa em Campo Grande, representados pelo presidente da Associação Nipo, Jorge Gonda, a diretora da Escola Visconde de Cairu, Jelma Nascimento, o presidente da Associação Okinawa, Dr. Tsuneo Shinzato e o membro do Conselho da Associação Okinawa, Hideko Shakihama, o presidente da Associação Campo-grandense de Beisebol (ACB), Mauro Sakai e o membro da ACB, Octacílio Sakai, o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Júnior, o presidente do Cenic (Centro Nikkei de Integração e Cooperação), Silvio Mori e a Miss Nikkey MS 2017, Sayuri Kobayashi.

Após a assinatura do protocolo de intenções e da visita aos laboratórios da UEMS de Campo Grande, foi servido um almoço com comidas típicas do estado de Mato Grosso do Sul, produzido pelo professor do curso de Turismo da UEMS, Rodrigo Minohara. A degustação foi ao som do “Grupo Antônio de Pádua e Confraria do Choro”, Dourados.

O Reitor da UEMS, professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa acompanhado dos pró-reitores, assessores e professores da UEMS recebeu e presenteou os representantes japoneses. “A comunidade da UEMS agradece a oportunidade de receber esse grupo e iremos nos esforçar para que o mais rápido possível possamos estabelecer esse convênio de mobilidade com Universidade de Kochi e com a cidade de Shimanto”, disse Fábio Edir. (Com informações e fotos: Comunicação UEMS).