Undokai reúne gerações de família na Associação Nipo de Campo Grande

O 33º Undoakai – gincana familiar organizado pela Associação Esportiva Nipo Brasileira reuniu cerca de 2 mil pessoas, principalmente famílias que aproveitaram o domingo para um dia de lazer.

O tradicional evento que acontece sempre no mês maio, é composto por disputas entre todas as faixas etárias, formadas por times e também com competição individual. O momento marcante é a corrida das gerações, que envolve pais, filhos e netos.

Segundo presidente da entidade, Jorge Gonda, o evento é tradição na comunidade nikkey e para os que desejam participar. “Tem gincana esportiva para todas as idades e os portões são abertos para o público em geral”, disse.

A abertura oficial conta sempre com presenças das autoridades políticas, que este ano foi atípico devido ao ano eleitoral. Todos participaram da prova Copa do Mundo, que consiste em marcar gol, mas com um detalhe, enxergar a bola e o caminho através de um cone colocado no rosto.

O coordenador do evento, Edgar Nakasato, conta que até a limpeza do local no fim da festa é uma competição e conta pontos para os participantes. Ele diz que o evento é importante para o resgate cultural e mantém viva a tradição japonesa, somada a integração com os brasileiros.