Pesquisa do jornal Yomiuri revela que 51% dos japoneses aprovam a entrada de trabalhadores estrangeiros no Japão

Uma pesquisa de opinião realizada pelo jornal Yomiuri revelou que a maioria dos japoneses apoiam a entrada de trabalhadores estrangeiros no país.

O levantamento foi realizado pelo jornal entre os dias 26 e 28 de outubro, com pessoas de todo o país e acima dos 18 anos.

Um total de 51% dos entrevistados concorda com a intenção do governo japonês de aceitar mais trabalhadores estrangeiros para suprir o problema da falta de mão-de-obra no país, contra 39% que desaprovam a medida.

Entretanto, quando a pesquisa é analisada por gerações, a grande maioria do apoio ao governo parte de pessoas com menos de 50 anos. Os japoneses com mais de 60 anos desaprovam a proposta do gabinete do primeiro-ministro Shinzo Abe.

Um outro dado que merece destaque é que embora a pesquisa revele o interesse dos japoneses em aceitar mão-de-obra estrangeira, a situação muda quando a questão envolve  imigrantes ou estrangeiros com status de permanência desde o primeiro dia no Japão.

Entre todas as idades, 43% se mostraram a favor da imigração, enquanto 44% são contra.

A proposta do governo discutida no parlamento não pretende dar status de permanência para os futuros trabalhadores em um primeiro momento, limitando a renovação para até 5 anos. Apenas pessoas em situação legal depois do período terão a oportunidade de solicitar o visto permanente.

O governo japonês deve anunciar os novos vistos de trabalho ainda este ano, sendo que a decisão pode ocorrer já nos próximos dias ou semanas.

Fonte: Yomiuri Shinbun