Japão vai eliminar tarifas de importação de 95% dos produtos sob acordo de livre comércio

Segundo autoridades do governo na terça-feira (20), o Japão vai abolir as tarifas de 95,1 % de produtos agrícolas e industrias importados sob o Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico (TPP).

 

Esse será o mais alto nível de liberalização em acordos comerciais com outros países. O Japão vai eliminar as tarifas de 95,1 % dos cerca de 9 mil produtos importados pelo país.

Os outros países membros do TPP vão abolir as tarifas em 99 a 100 por cento dos itens que importam. O Japão tem a menor porcentagem entre os 12 membros em termos de eliminação de tarifas.

“Este é um acordo equilibrado”, disse Akira Amari, ministro da economia encarregado pelas negociações do tratado, numa conferência de imprensa, descartando preocupações de que os agricultores nacionais podem enfrentar uma forte concorrência de produtos estrangeiros mais baratos, visto que o Japão já depende fortemente de importações de itens agrícolas que se tornarão agora livres de tarifas.

Os países que fazem parte do TPP são: Japão, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Brunei, Chile, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Singapura, e Vietnã.

 

Fonte: NHK