Japão deve perder 12 milhões de trabalhadores até 2040, diz governo

Alternativa.jp / SM

Tóquio – Um levantamento do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social do Japão mostrou que o país poderá perder cerca de 12,85 milhões de trabalhadores até o ano de 2040.
A pesquisa divulgada nesta terça-feira (15), em uma reportagem da emissora NHK, considerou um cenário de baixo crescimento da economia e baixa contratação de idosos e mulheres com filhos nas próximas décadas.
O cálculo sugeriu uma queda média de 20% da força de trabalho do país e desconsiderou o programa de ampliação na contratação de mão de obra estrangeira, previsto para iniciar em abril deste ano.
Neste cenário, o país teria uma média de 52,45 milhões de trabalhadores em 2040.
Os setores mais afetados seriam o comércio, com uma redução de 2,87 milhões de trabalhadores e a construção civil, com uma perda de mão de obra de 2,21 milhões de pessoas.
No entanto, um outro cálculo mais otimista também foi divulgado, sugerindo a perda de 5 milhões de trabalhadores em um cenário de crescimento econômico e maior adesão de mulheres e idosos no mercado de trabalho.
Com o resultado do levantamento, o Ministério reforçou que a presença de mulheres com filhos e idosos no mercado de trabalho japonês é fundamental e que um novo plano de incentivo para a contratação deverá ser elaborado.
Foto: Reprodução/NHK
Sede do Ministério do Trabalho em Tóquio
Fonte: Alternativa.co.jp