Comunidade japonesa é homenageada durante solenidade na Câmara Municipal

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram, nesta quarta-feira (20), Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Haguemo Tomonaga”, em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa. A data foi instituída no município por meio da Lei 3.342/1997 e pelas Resoluções 1.191/14 e 1.273/18.

“Hoje, comemoramos o Dia da Comunidade Japonesa. Também, 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Meu sentimento é de gratidão: à Deus pelo cuidado, à todos os brasileiros que nos receberam de braços abertos e nos acolheram e aos nossos pais. Agradecemos a esta Casa, que sempre tem nos apoiado. Sabemos da nossa responsabilidade. Quando olhamos para o futuro, vemos muitos desafios. Muito trabalho para ser realizado nessa cidade.”, discursou Américo Yamamoto, que falou em nome dos homenageados.

Na ocasião, aberta com uma série de atrações culturais, foram homenageadas diversas personalidade da comunidade japonesa de Campo Grande, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade.

“Tenho certeza de que muitos que aqui chegaram não suportaram e desistiram. Porém, aqueles que ficaram foram forjados a ferro e fogo. É disso que temos que nos orgulhar. Temos no nosso DNA a persistência daqueles ficaram em um país estranho chamado Brasil, terra de esperanças e de futuro”, disse Mauro Sakai, presidente Associação Campo-grandense de Beisebol.

“É com muita alegria que comemoramos. Agradecemos aos vereadores pela iniciativa. Comemoramos com um sentimento de gratidão aos pioneiros que chegaram em solo brasileiro para trabalhar. Com muito sacrifício, suor e lágrimas, conseguiram superar as dificuldades. Nossa gratidão ao Brasil e a Campo Grande, que acolheram nossos antepassados, que prosperaram e formaram famílias”, complementou Eduardo Kanashiro, presidente da Associação Okinawa de Campo Grande.

Já o presidente da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, Jorge Gonda, destacou o papel da entidade na preservação e valorização da cultura japonesa. “Temos obrigação de repassar, também, às futuras gerações a parte boa da comunidade japonesa. Nesse sentido, a Nipo está empenhada em valorizar os antepassados, mas sem esquecer do futuro”, afirmou.

Por fim, o vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara e proponente da solenidade, enalteceu o papel da comunidade japonesa no desenvolvimento de Campo Grande. “Vocês foram escolhidos de forma bastante criteriosa pelos colegas que prestam essa homenagem. Ao realizarmos essa solenidade, estamos fazendo reverência e agradecendo a todos os senhores e senhoras, que têm uma história de sofrimento e esperança. Gostaríamos de agradecer por tudo aquilo que vocês representam, em termos de legado, para nossa cultura e nosso desenvolvimento”, discursou.

Fonte: Assessoria de Imprensa