Carteira de motorista do Japão terá data de validade com ano ocidental para não confundir estrangeiros

Tóquio – A carteira de motorista do Japão terá a data de validade em estilo ocidental a partir do ano que vem, ao invés do calendário japonês usado atualmente, informou a agência de notícias Kyodo, de acordo com uma versão preliminar da revisão da lei de trânsito divulgada na última quinta-feira.
Atualmente, a data da validade é exibida da seguinte forma, por exemplo: 平成34年04月12日まで有効. Com a mudança, ficará assim: 2022年04月12日まで有効.
O esboço divulgado pela Agência Nacional de Polícia também mudará as regras para permitir uma foto de identificação de um motorista usando um hijab (vestimenta típica de muçulmanos).
As mudanças refletem um número crescente de estrangeiros com carteira de motorista japonesa que podem se confundir com as datas, de acordo com a agência.
No entanto, a data de nascimento do titular da carteira de habilitação permanecerá em estilo japonês, baseado em eras imperiais.
A agência policial pretende implementar as mudanças em 2019, depois de ouvir as opiniões do público a partir de setembro.
Atualmente, os motoristas podem usar fotos com chapéu ou peruca, se os policiais julgarem a situação apropriada.
As mudanças planejadas permitirão que os motoristas usem um chapéu ou roupas por razões médicas ou religiosas, desde que seus rostos permaneçam descobertos.
O número de estrangeiros com carteira de motorista japonesa aumentou de 737.000 em 2012 para 868.000 no ano passado, de acordo com a agência.
Fonte: Alterativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.