Akira desiste de disputar as eleições deste ano

O vice-prefeito de Bataguassu, município distante a 330 km da Campo Grande, Akira Otsubo não disputará a eleição deste ano. Akira até foi lançado como pré-candidato, chegou a fazer reunião com a comunidade japonesa e passou pela convenção do MDB, mas seu nome não foi consta no sistema de registro de candidaturas do TSE (tribunal Superior Eleitoral), ou seja, não está entre os candidatos deste ano.

Em abril, Akira Otsubo, 80 anos, chegou anunciar que tentaria seu oitavo mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A reportagem tentou conversar com Akira, mas não teve retorno.

Vida Política

Com quase 50 anos de vida pública, Akira Otsubo ingressou na política em meados de 1969, quando foi eleito a vereador do município de Três Lagoas, onde permaneceu durante três mandados. Em 1982 ele foi eleito a deputado estadual, também pelo PMDB, ocupando a cadeira do legislativo sul-mato-grossense por 7 mandatos consecutivos. Já em 2010 concorreu para o cargo de deputado federal, alcançando 49.944 votos, ficando como suplente do então PMDB na Câmara dos Deputados.

Em 2013, após afastamento do ex-deputado federal Edson Giroto e após perder as eleições de 2012 para prefeito de Bataguassu, Akira chegou à bancada federal, onde permaneceu até 2014.